como fazer um gongo chines
materiais necessarios
- Tesoura ou canivete
- Duas hastes de chenille (limpador de cachimbo)
- Tubo de papelão (papel toalha ou papel alumínio)
- Duas cadeiras
- Pauzinho de madeira (hashi)
- Fita isolante
Faça dois furos na forma de alumínio. Use o canivete para fazer dois furos pequenos na borda da forma.
Peça ajuda de um adulto para realizar esse passo.
Escolha a extremidade mais estreita da forma. Essa será a parte superior do gongo.
Os furos devem ficar de 5 a 7 centímetros de distância um do outro.
Você pode utilizar a ponta de uma tesoura no lugar do canivete.
2-Passe as hastes de chenille pelos furos da forma. Coloque uma em cada furo, junte e torça as pontas delas.
Você deverá formar um círculo juntando as pontas da haste. Será preciso fazer dois círculos (um para cada furo).
Os círculos devem ter entre 7,5 e 10 centímetros de diâmetro.
3-Pendure as hastes de chenille no tubo de papelão. Passe o tubo de papelão (use um rolo de papel toalha ou papel alumínio) por dentro dos círculos formados por elas e torça as hastes para deixar o tubo bem preso.
Se preferir, você pode usar um cabo de vassoura, uma régua de metro ou qualquer outro tipo de bastão longo no lugar do tubo de papelão. Certifique-se apenas de que o suporte escolhido seja maior do que a largura da forma de alumínio.
O tubo de papelão (ou bastão) servirá como suporte para o gongo.
4-Apoie o gongo. Posicione duas mesas ou duas cadeiras costas-com-costas. Apoie o suporte nas costas das cadeiras para que o gongo fique pendurado.
Você pode utilizar mais hastes de chenille para fixar melhor o seu suporte.
Outra opção é utilizar dois livros grandes e pesados (ou qualquer outro par de objetos pesados de mesmo tamanho) no lugar das cadeiras. Esse tipo de apoio, no entanto, deve ser capaz de se manter no lugar sem a necessidade de um suporte adicional.
5-Enrole a ponta do hashi com a fita isolante, sobrepondo-a até que fique grossa.
Você pode utilizar uma colher de pau ou uma vara de madeira (de 30 cm) no lugar do hashi.
A parte enrolada com fita isolante será a ponta da baqueta. Ela deve ter entre 5 e 10 centímetros de espessura.
6-Toque o instrumento. Para tocar o gongo, bata no fundo da forma de alumíno (a parte plana) com a ponta da baqueta.
como fazer maracas
materiais necessarios
- Duas garrafas de plástico pequenas
- Dois tubos de papelão (papel higiênico)
- Fita isolante
- Material para preencher as maracas (arroz, feijão, bolas de gude, macarrão cru, areia, etc.)
1-Encha metade da garrafa de plástico com algum material que faça barulho. Fixe firmemente a tampa no topo da garrafa.
Existem várias opções de materiais para preencher a garrafa. Pedrinhas, grãos de feijão ou arroz, ração de aves, bolas de gude, pedaços de macarrão cru, arruelas de metal e clipes de papel irão produzir ruídos mais fortes. Grãos de areia ou sal e borrachas pequenas irão produzir ruídos mais leves.
Você também pode misturar materiais diferentes dentro de uma mesma maraca ou ainda utilizar materiais que não foram mencionados aqui. O material escolhido precisa apenas ser pequeno o bastante para poder ser agitado dentro da maraca.
2-
Corte o tubo de papelão no sentido do comprimento. O corte deve ser o mais reto possível.
O corte deve apenas abrir uma fenda no sentido do comprimento do tubo. Não corte-o completamente ao meio.
Se estiver utilizando um tubo de papel toalha em vez do de papel higiênico, corte-o primeiro ao meio no sentido transversal e só depois abra uma fenda no sentido longitudinal. Você precisará apenas de uma das metades de um tubo de papel toalha para fazer o cabo de uma maraca.
3-Prenda o tubo ao redor da tampa da garrafa. Enrole o tubo de papelão ao redor de si mesmo longitudinalmente. Encaixe a fenda do tubo na tampa da garrafa.
A abertura deve ter cerca de 2 centímetros de diâmetro (ou grande o bastante para encaixar perfeitamente na tampa da garrafa).
4- Prenda o tubo com a fita isolante. Comece enrolando a fita isolante no topo da garrafa (ao redor da tampa). Vá enrolando e sobrepondo a fita (formando camadas) até chegar no cabo de papelão.
Enrole a fita aos poucos e sem deixar brechas entre as camadas.
Para que a maraca fique mais bonita, use uma fita colorida ou adornada.
5-Cubra o resto do tubo de papelão. Continue enrolando a fita isolante ao redor do tubo da mesma maneira até cobri-lo por completo.
Cubra também o fundo aberto do tubo com fita isolante.
6-Faça uma segunda maraca. Sua segunda maraca deve ser feita da mesma forma que a primeira; por isso, você precisará repetir os passos já mostrados acima com uma segunda garrafa plástica.
Você pode utilizar um material diferente para preencher a segunda maraca. Muitas maracas de verdade possuem tons (ou alturas) diferentes; utilizar materiais diferentes para recheá-las pode imitar essas variações de tom. Uma maraca cheia de grãos de arroz, por exemplo, terá um tom maior que outra cheia de feijão.
7-Toque o instrumento. Segure o cabo de uma das maracas em uma das mãos e o cabo da segunda maraca com a outra mão. Balance as maracas para que o material dentro delas se agite e produza som. Movimente-as em intervalos diferentes para criar ritmo.
como faz um pau de chuva em 9 passos
materiais necessarios
materiais necessarios
- Tubo de papelão
- Pregos
- Grãos secos
- Funil
- Pequeno martelo de borracha (opcional)
Escolha um tubo robusto de papelão (os tubos do tipo usado nos correios são ideais). Os tubos de 91,5 cm a 1,5 metros, como os de presente, funcionam bem.
Compre um saco grande de pregos. O comprimento do prego deve ser um pouquinho menor que o diâmetro do tubo. Você vai precisar de muitos pregos – o suficiente para criar uma espiral por todo o tubo.
- Escolha o tamanho dos pregos de modo que não sejam compridos demais para que não furem o papelão, aparecendo do outro lado. Melhor escolher os curtos do que os compridos demais.
- Compre um pacotinho de grãos secos. Qualquer tipo de grão pequeno do tamanho de feijões funciona bem.
Seguindo o vinco em espiral do tubo como guia, empurre os pregos de um lado para o outro. Se o tubo que escolheu não tiver um padrão espiral, desenhe um antes de continuar.
- Não coloque os pregos exatamente em cima da costura (vinco) do tubo. Pregue-os um pouco acima ou um pouco abaixo.
- Se preferir martelar os pregos para que entrem com mais facilidade, use um pequeno martelo de borracha e não martele com força
- Vede uma das bocas do tubo. Você pode utilizar as tampas do próprio tubo, usar fita ou qualquer outro método para vedar uma das bocas e impedir que os grãos escapem.
- Despeje entre 150g a 225g de grãos dentro do tubo. Use um funil para facilitar esse processo e evitar que os grãos caiam fora do tubo.
- Feche a outra boca do tubo, da mesma maneira que fez antes.
- Incline lentamente o tubo de um lado para outro permitindo que os grãos caiam por dentro dele. Ouça o barulho e veja se está conforme você deseja. Se achar que precisa retirar ou colocar mais grãos, faça isso agora.
- Você pode substituir os grãos do tipo feijão por arroz, criando um som um pouco diferente.
- A quantidade de grãos depende do comprimento do tubo. Despeje o suficiente até que o som fique do jeito que você quer.
- Decore a parte externa do tubo conforme desejar. Uma decoração interessante atrairá a atenção das crianças. Se for para uma apresentação, decore o tubo para que fique mais parecido com um instrumento musical e combine com os outros instrumentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário